Dando continuidade, à esses eventos históricos em 2023, não podemos deixar de mencionar o “Congresso Nacional de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (CONGREPICS)”, que ocorreu nos dias 8 a 11 de Novembro, em Florianópolis – SC. 🤩🎉
🌏 O CONGREPICS teve como tema: “PICS E SAÚDE PLANETÁRIA: Transdimensionalidade da filosofia das PICS para o desenvolvimento da justiça social e sustentabilidade no cuidado planetário”.O principal objetivo foi levar em discussão os saberes tradicionais e ancestrais, saúde planetária, paradigmas das práticas integrativas, mapear o funcionamento das práticas integrativas nos estados brasileiros bem como a oportunidade de ouvir e apresentar relatos de experiência de diversos estados brasileiros.
🧘🏽♀️ A programação do evento contou com palestras, rodas de conversa, seminários, apresentação de trabalhos, momentos de autocuidado com práticas como: auricoloterapia, heiki, massagem, reflexoterapia, aromaterapia, entre outros, promovendo cuidado e imersão no ambiente das PIS para os participantes.
📝O congresso foi finalizado com a construção da Carta de Florianópolis, como fruto do controle social e construção coletiva entre os congressistas com a finalidade de encaminhar propostas que ampliem a atuação das PIS nos cenários de saúde.
🌳 O Brasilia PIS esteve representado pelo Gerente de Práticas Integrativas do Distrito Federal, Cristian da Cruz; representando o corpo discente da Universidade de Brasília e Comunicação do Observatório, as estudantes Keyza Costa, de Enfermagem, Thauane e Bárbara Nayri, de Terapia Ocupacional. As discentes apresentaram três trabalhos acadêmicos com temáticas referentes ao Observatório Brasília PIS, Auto Auricoloterapia virtual em tempos de pandemia e o Polo de Cuidado da UnB.
✨ O evento foi um momento enriquecedor, de grande aprendizado, acolhimento e transformação para os presentes. Indubitavelmente, um momento de encontros e trocas preciosas, alguns representados nas fotos que apresentam: Kaká Werá, escritor, professor da Universidade Holística Internacional da Paz e fundador do Instituto Arapoty e Islândia Carvalho, Coordenadora do ObsevaPICS/Fiocruz de Pernambuco.